Pular para o conteúdo principal

A mentira da competição feminina

  A mentira da competição feminina

 

Por Débora Máximo






Vamos ser sinceras. A competição feminina que a gente vê por aí... ela existe por causa de uma mentira. E eu vou te explicar exatamente qual é essa mentira.


Pensa comigo, você já teve aquela amiga "fura-olho"? Aquela que te humilhou ou te julgou pelas costas? Por que essa competição entre nós é tão comum? Pense em todas as vezes que você foi ferida por outra mulher...


O fato é o seguinte, não nascemos com essa competição dentro da gente. Ela é ensinada, sendo um fenômeno complexo influenciado por uma mistura de fatores históricos, sociais, econômicos e psicológicos que nos cercam.


Fomos ensinadas a acreditar numa coisa muito perigosa, que se uma mulher ganha, nós perdemos. Que se ela brilha, o nosso brilho automaticamente diminui. É essa mentalidade que nos faz fofocar, nos faz julgar e, pior... nos faz torcer contra.


É essa pressão que, em alguns casos, até gera a "Síndrome da Abelha Rainha" (Queen Bee Syndrome). Sabe aquela mulher em posição de poder, que se recusa a ajudar as outras a ascender ou que as julga de forma crítica? Ela age assim porque internalizou o modelo de sucesso masculino, e vê a presença de outras mulheres como uma ameaça à sua singularidade e à sua posição duramente conquistada.


Mas isso tudo é falso! Essa é a mentira da escassez. A verdade é que a vitória de uma mulher não rouba a sua chance. O sucesso da sua colega, da sua amiga, de qualquer outra mulher, não é uma ameaça ao seu valor. Pelo contrário! Ele só prova que é possível!


Nossas filhas precisam saber disso! Nós, mães, temos o poder de mudar esse jogo. Quando a sua filha elogia ou defende outra garota, ela não está só fortalecendo a outra. Ela está fortalecendo a si mesma, construindo a própria segurança e autoconfiança.


E tem um bônus científico: elogiar alguém ativa o sistema de recompensa no seu próprio cérebro! Você sente o prazer da dopamina ao ver a reação positiva da outra pessoa. Ser aliada é bom para você!


Você quer criar uma mulher que não fira os outros? Quer que ela seja um porto seguro? Pratique a sororidade na sua casa, ensinando a empatia. A regra de ouro é: "E se fosse comigo?" A sororidade é nunca humilhar, nunca julgar... é oferecer suporte e segurança. Não crie uma mulher causadora de feridas. Crie uma aliada!






Reprodução

Divulgação
Débora Máximo é influencer e graduanda em Psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO ANDRÉ RAIMUNDO ATINGE 85% DE APROVAÇÃO POPULAR E SERÁ HOMENAGEADO COM O TROFÉU LEÃO DOURADO

    PREFEITO ANDRÉ RAIMUNDO ATINGE 85% DE APROVAÇÃO POPULAR E SERÁ HOMENAGEADO COM O TROFÉU LEÃO DOURADO Desde que assumiu a Prefeitura de Cachoeirinha, no Agreste pernambucano, em janeiro deste ano, o prefeito André Raimundo vem conduzindo uma gestão marcada por escuta, presença e trabalho. Em poucos meses, conquistou a confiança da população: segundo levantamento do Instituto Revista Total , André alcança 85% de aprovação popular, um dos maiores índices de todo o estado. A pesquisa ouviu moradores que reconhecem, no dia a dia, mudanças concretas na cidade. Apenas 8% reprovaram a gestão, e 7% não opinaram. Os números reforçam aquilo que a população já sente nas ruas: Cachoeirinha vive um novo tempo. Com um olhar atento para as necessidades reais da população, André Raimundo tem demonstrado que compromisso não se mede em promessas, mas em entregas. Logo nos primeiros meses, a cidade começou a experimentar transformações concretas — da reestruturação das escolas ao fortalecim...

Prêmio Comunicacão e Destaque Internacional Brasil/Estados Unidos

Prêmio Comunicacão e Destaque Internacional Brasil/Estados Unidos Prêmio Comunicação e Destaque Internacional Brasil/Estados Unidos. A primeira edição no Brasil será realizada na tradicional Churrascaria Fogo de Chão, em São Paulo, na Avenida dos Bandeirante,538, na Vila Olímpia, no dia 08 de março, às 19 horas . E a segunda etapa do Prêmio Comunicação e Destaque Internacional, será realizada em Miami, nos Estados Unidos. Para maiores informações, entrar em contato com o Embaixador da Paz e Comendador e Jornalista, Romildo dos Santos, conhecido como Billy Jackson, pelo (11) 98570-0700. Sobre Romildo dos Santos: Romildo dos Santos é conhecido por muitos por Billy Jackson, quando imitava Michael Jackson no canal SBT. Desde cedo ele mexe com televisão, aos 13 anos, para realizar um sonho, ele fugiu de casa e pegou carona num caminhão junto com uma caixa de engraxate e foi tentar a vida em São Paulo. Por lá, participou do programa de Calouros de Silvio Santos e conheceu Waltinho que t...

Ansiedade e tempos modernos

      Ansiedade e tempos modernos Por Débora Máximo Especialistas são unânimes em considerar a ansiedade como um mal dos tempos modernos. E esse sentimento, provocado por situações diversas, age de forma rápida e impiedosa, com reações em cadeia em todo o mundo. Subestimado por décadas, esse transtorno mental pode inviabilizar a vida social e profissional, mas poucas pessoas se dão conta da situação, deixando de buscar tratamento para aliviar os sintomas antes que cheguem ao limite. Vários fatores levam atualmente as pessoas - e famílias inteiras - aos consultórios de terapia. Queixam-se de isolamento social, medos, fobias e sensação de impotência em relação ao enfrentamento da rotina diária, quer nos afazeres domésticos, no ambiente de trabalho, no estudo ou compromissos sociais. A verdade é que são cada vez menores os encontros e conversas em família, o riso fluido e descontraído, a sensação de bem-estar e autoestima em dia. A vida agitada, onde comandos frios fazem (qu...